sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"Modinha" literária: Imaginação Coletiva ou Plágio Descarado?

Há muito escreve-se sobre vampiros.

Desde as lendas antigas na Babilônia, desde Lord Byron... A lenda se renova, se transforma. E, quando menos esperamos, nem reconhecemos mais as criaturas que estão nas prateleiras das livrarias.

Esses sanguessugas são seres que com certeza podem ser considerados parte do Imaginário Coletivo da sociedade. Quem os inventou? Quem detém os direitos sobre eles? Todos os livros de vampiro criados são plágios de Drácula, de Bram Stoker?

A resposta, claro, é não.


O limite

Quando se escreve algo, o mínimo que se espera é originalidade e criatividade que, para mim, é juntar coisas velhas de formas novas.

Porque, afinal, não dá pra inventar nada. Os conceitos, ideias, características, poderes, limitações... tudo é apenas reusado — a arte de um bom autor é saber fazer isso sem que fique tão óbvio.

O tempo é um dos fatores fundamentais na análise da originalidade de um autor ou de uma obra. Há uma grande diferença entre usar a fada madrinha da Cinderela e os bruxos de Harry Potter.

No entanto, algumas vezes esse limite é tênue demais.

Se alguém escreve uma história envolvendo elfos belos e imortais, com o papel de conselheiros e sábios na história, estará necessariamente copiando Tolkien?

Mesmo quem nunca leu Senhor dos Anéis (e suas numerosas sub-histórias) tem em sua mente a imagem de elfos como seres altivos, arqueiros habilidosos, com falas enigmáticas... É que estamos constantemente sob a influência de mídias e recebendo informações sem nem mesmo perceber. O mundo está envolto pela imagem do elfo como em Tolkien, com as orelhas pontudas. Se você usar essa imagem (e encerrarem-se por aí as coincidências com Senhor dos Anéis, é claro), provavelmente ninguém irá reclamar, mas a experiência de renovar uma lenda é bastante engrandecedora. A recriação ou remodelagem é extremamente apreciada como habilidade literária, mas a resposta do público, é claro, dependerá do que você irá fazer com a sua "nova" criatura.

Vampiros que brilham no sol, por exemplo, podem não ser uma boa ideia.

Mas do que eu queria mesmo falar é dessas ondas temáticas que hoje-em-dia vêm acometendo a literatura infanto-juvenil. Começando com os livros de vampiro que aproveitaram a onda de crianças e adolescentes conquistados pelos vampiros "vegetarianos" de Crepúsculo aos anjos que dominam as prateleiras atualmente.

Após o lançamento dos livros da Stephenie Meyer, começou uma avalanche de títulos lançados, relançados, traduzidos ou re-encapados. E grande parte deles foi escrito por saber que livros de vampiro estavam fazendo sucesso e que provavelmente seriam mais facilmente aceitos por alguma editora.

Ok, nem todo mundo gosta de livros escritos por interesse no dinheiro. Mas a questão é que estamos num país capitalista e se é pra ganhar dinheiro sem matar ninguém (só lavar o cérebro de alguns jovens), vamos nessa.


A parte ruim

Mas aí você pensa... E se eu quisesse escrever um livro de vampiros na época do boom? Só porque eu gosto, ou porque eu tive uma ideia de história que dá certo com vampiros... Será que eu teria completa liberdade? Será que iriam julgar meu livro? Será que a editora iria querer uma capa parecida com a de Crepúsculo nele e colocar uma citação como resumo na contracapa?

É, meus amigos, a vida é difícil.

Existe o caso, por exemplo, da nossa amiga Lagartixa que desde sei lá quantos anos de idade pensava num enredo com mitologia grega e, se ela escrevesse sua história agora, provavelmente seria taxada como plagiadora de Percy Jackson.

Não por mim. Eu leria o livro com todo o prazer.

Mas, enfim. Depois de um longo post o que eu quero dizer é: até onde é bonita a união entre as mentes de milhões de autores ao redor do mundo, compartilhando as mesmas ideias, e até onde é ruim o uso dos mesmos formatos e das mesmas criaturas?

Será que todo autor tem a obrigação de repensar toda a sua história para que tenha certeza de que está acrescentando algo ao mundo?

Assassinado por Vagabundo

2 comentários:

Tangerina disse...

EU DISSE QUE VOCÊ CONSEGUIA FAZER ALGO JORNALÍSTICO!

♥♥♥

Hide and Seek disse...

Eu consegui =DDD

Que bom que gostou, Morg XD